10.000 VASECTOMIAS

Realizei mais de 10.000 vasectomias. É uma experiência considerável, colocando-me entre aqueles que mais realizaram vasectomias.

Com esta experiência desenvolvi uma técnica minimamente invasiva de vasectomia. Um procedimento que normalmente não necessita de suturas, pontos com fios cirúrgicos ou outros artefatos para a oclusão do canal deferente. Isto permite a vasectomia sem nenhum corpo estranho residual da cirurgia. Uso simplesmente a cauterização do revestimento da luz do canal com bisturi eletrônico. A esta cauterização o tecido subjacente reage com um processo cicatricial. Esta cicatriz fecha a passagem de espermatozoides para o sistema ejaculatório e no material ejaculado não são encontrados espermatozoides, o que determina a incapacidade reprodutiva.

É um procedimento simples e praticamente sem dor, feito sob anestesia local. Na infiltração anestésica com agulha de menor calibre disponível, cuja punção é minimamente percebida, geralmente emprego menos de 2 ml de lidocaína a 2%, na vasectomia bilateral.

A vasectomia é reconhecidamente o método de planejamento familiar mais eficaz. Uma vez que o homem vasectomizado tenha feito um espermograma depois da cirurgia ( recomendo ser realizado após 60 dias da cirurgia, e com pelo menos 20 ejaculações no período ) que aponte ausência de espermatozoides, é praticamente definitiva a sua situação de esterilidade, e assim não poder ter mais filhos.

A vasectomia é realizada justamente como esse propósito, ou seja determinar esterilidade permanente, definitiva. Por isso a decisão de submeter-se a vasectomia é de foro íntimo, e deve ser muito bem refletida. Deve ser expressa por escrito em documento firmado, antes do procedimento. A maior complicação da vasectomia é justamente o arrependimento e a não garantia de que mesmo com as mais modernas técnicas da medicina reprodutiva o vasectomizado possa voltar a ter filho. A vaso-vasostomia, uma microcirurgia que objetiva a recanalização do deferente, tem uma margem de sucesso alta, ao redor de 70%, mas este não pode ser garantido para todos. Assim também os demais métodos de fertilização assistida que apresentam resultados substanciais, também não dão a garantia ao vasectomizado de um novo bebê em casa.

Qualquer dúvida sobre a vasectomia você poderá esclarecer comigo pelo telefone (015) 9-9771-6560.




« Voltar

Codnet - Desenvolvimento de Sites